Gerenciar uma transportadora não é uma tarefa fácil, pois o processo envolve mais do que a contratação de caminhões e motoristas para a entrega das mercadorias. Diante de tantos desafios e pressões, é necessário pensar estrategicamente e investir em boas práticas de gestão do transporte de cargas para alcançar negócios economicamente sustentáveis ​​e eficientes.

Dentre os diversos desafios da gestão de transporte de cargas, estão os atrasos na entrega, violência nas estradas e roubo de mercadoria. Mesmo diante de obstáculos e complexidade, a logística é um setor em rápido crescimento e altamente estratégico. Com o apoio das boas práticas e inovação tecnológica, é possível adotar uma gestão mais tática e eficaz do transporte de cargas. Confira algumas dicas a seguir:

  • Trace um plano de manutenções preventivas

Um bom gestor de frota sabe que evitar quebras de caminhões é muito melhor do que ter que consertá-los mais tarde. Uma estratégia eficaz é desenvolver um plano de manutenção preventiva cujo objetivo é justamente antecipar problemas e manter a saúde do veículo. Portanto, o plano ajuda a garantir a longevidade, qualidade e rentabilidade da frota.

A ideia é criar um cronograma de vistorias regulares. Nestes dias, os profissionais designados verificarão as várias partes do caminhão e organizarão a substituição de peças e óleo hidráulico de acordo com as recomendações de cada fabricante de automóveis (considerando a marca, ano, modelo, etc.). 

  • Faça um checklist dos veículos

Os veículos são o elemento mais importante da gestão do transporte de cargas. Além de serem ativos da empresa e representarem altos investimentos, são insubstituíveis para as operações. Portanto, é muito importante valorizar sua integridade e evitar que sejam danificados. O checklist nada mais é do que uma ficha com vários aspectos que precisam ser verificados. Nele, aparecem itens como: nível do óleo do motor, água do radiador, luzes internas e externas, pneus, freios, sistema de embreagem e suspensão, entre outros. 

  • Invista em gestão de riscos

Apostar na gestão de riscos significa investir na melhor qualidade e segurança dos processos logísticos e de transporte. Isso coloca sua empresa em uma posição de destaque, especialmente porque ela pode construir relacionamentos mais lucrativos com os clientes com base em sua responsabilidade e compromisso com o cumprimento de prazos e preços.

Entre em contato e saiba mais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *