Longe de ser apenas um gasto a mais, o rastreamento de cargas pode ter consequências benéficas para o setor logístico e de vendas da sua empresa, além de afetar no orçamento, nas operações e até na imagem da transportadora. 

O rastreamento de cargas permite que a equipe de logística da transportadora e o cliente que receberá a carga saibam como está correndo e onde está a mercadoria a ser recebida. 

Sendo assim, a forma mais comum de fazer esse monitoramento de cargas é usando um dispositivo GPS, que irá enviar o posicionamento em tempo real do caminhão. Esse rastreio de mercadoria pode ser acompanhado em mapas digitais, integrados a softwares de gestão da frota, no escritório da empresa. Além do caminho percorrido, a rastreabilidade de cargas também oferece algumas outras informações sobre o transporte, como dados sobre a aceleração do veículo, abertura de portas, períodos de pausa do caminhão e a jornada de trabalho do motorista. 

O rastreio de mercadoria pode ser enviado também para o cliente. Elas irão informar possíveis atrasos na entrega ou, caso tudo corra bem, apenas informações sobre quando o produto que ela espera saiu para a entrega, chegou à cidade de destino e uma data estimada de quando deve estar à sua porta. 

São diversas vantagens do rastreamento de veículos de carga, tanto por ganhos financeiros, quanto pelos logísticos. Confira alguns:

  1. Rastrear carga reduz riscos, quando o veículo possui rastreador, são inibidas tentativas de roubo e extravio dos produtos. 
  2. Rastrear carga ajuda na sua logística, devido à integração de informações, a empresa sabe quando a entrega foi feita e quem recebeu a mercadoria, e passa a poder contar com aquele veículo novamente para mais fretes. 
  3. Rastrear carga reduz custos, é possível garantir que o caminhoneiro vá pelo caminho com menos pedágios, com menos trânsito e com o menor percurso, fazendo com que as entregas sejam realizadas mais rapidamente.

Deu para perceber quanto o rastreamento de cargas é importante e faz toda a diferença no setor logístico, não é mesmo? Para mais informações, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *