Calcular o volume ocupado por uma carga para o transporte nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, se faz necessário aplicar algumas avaliações para não medir de forma equivocada, atrapalhando a otimização da logística e custos.

Cubagem é a associação entre o espaço que um produto ou mercadoria ocupa dentro do veículo, além do peso e volume que ela possui. A cubagem auxilia no planejamento que a logística deve operar, e otimiza a eficiência total do veículo, impedindo que o transporte tenha custos desnecessários a partir do mau aproveitamento do espaço.

O fator cubagem é outro termo importante dentro do guia sobre cubagem. Ele corresponde ao peso considerado ideal em relação ao metro cúbico (1 m³) de dimensão que há no veículo. Também leva em conta o modal ao qual o transporte se encaixa, que é estipulado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), veja: 

  • Rodoviário: 300 kg
  • Aéreo: 166,7 kg 
  • Marítimo: 1.000 kg 

Vale lembrar que, para a logística de cargas fracionadas (com mais de um destinatário e produtos de origem diferentes), deve-se considerar um fator de cubagem menor, de aproximadamente 250 quilos. Isso acontece pois, com essas conjunturas, fica mais complicado preencher o veículo de maneira uniforme.

Para calcular o peso cubado (a variável que a mercadoria irá ocupar verdadeiramente no espaço disponível no veículo), vamos precisar usar a matemática:

  • Multiplica-se o fator de cubagem pela metragem cúbica, ou seja, altura X largura X comprimento.

Sempre deve considerar o maior peso quando for utilizar o peso da cubagem em consideração. Isso quer dizer que, caso o peso real da mercadoria seja maior que o peso cubado, você deverá utilizar o peso real em consideração. 

No geral, a cubagem é muito relevante no setor logístico, e planejamento e especialização no assunto é essencial para fechar um bom negócio. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *