Direção defensiva: como a atitude ao dirigir minimiza riscos

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), cerca de 90% dos acidentes ocorrem por causa do condutor e poderiam ter sido evitados. Entre as principais falhas, estão a desatenção dos motoristas e desrespeito à legislação, como uso do celular ao dirigir, excesso de velocidade, entre outros.

Os acidentes ocorridos em 2021 reforçam esse triste retrato. Em 2021, foram registrados 64,4 mil acidentes, sendo 52,7 mil deles com vítimas. Desse total, 10,9% foram provocados por reação tardia ou ineficiente do condutor; 10,6% por velocidade incompatível e 8,8% por acessar a via sem observar a presença de outros veículos.

Em relação ao tipo de acidente a colisão foi responsável por 60,3% dos acidentes com vítimas, seguido pela saída de pista (15,6%), capotamento/tombamento (12%).

Caminhões são responsáveis por 19% dos acidentes

Levando em consideração o total de acidentes e das 106 mil mortes em 2021, os caminhões foram responsáveis por 20,7 mil ocorrências, representando 19,46% do total.

Já o custo estimado dos acidentes em 2021 foi da ordem de R$ 12 bilhões. Então, fica a pergunta: qual a saída para minimizar esses números?

De acordo com especialistas em direção defensiva da Global 5, adotar uma atitude preventiva e responsável ao volante é a prioridade que todo gestor de frota e motorista de caminhão devem levar em consideração.

Atitudes de direção defensiva

Para isso, todo motorista precisa adotar ao menos cinco atitudes de direção preventiva para reduzir as ocorrências nas estradas. São elas:

1. Conhecimento
Compreenda bem as leis de trânsito e domine o veículo que está dirigindo
2. Adaptação
Tenha flexibilidade para se adaptar às condições da via, como situações de chuva, estado das vias, trânsito, acidentes, entre outras
3. Atenção
Sua prioridade deve ser a estrada. Por isso, não desvie a atenção com celular, conversas, som alto e alimentação.
4. Previsibilidade
Essa é uma atitude muito importante, mas que poucos dão a devida atenção. Tenha a capacidade de prever os movimentos da via, enxergando o que está acontecendo mais adiante
5. Agilidade
Momentos cruciais na estrada exigem raciocínio rápido e muita agilidade para tomar decisões. Seja rápido e aja com segurança.

Se sua empresa tem sofrido com acidentes ao longo do trajeto entre a saída da indústria até o cliente, pode ser sinal de que há pouco conhecimento sobre direção defensiva ou falta de treinamentos adequados.

Comportamento, condições do veículo e respeito às leis

Para dirigir com segurança nas estradas, é preciso ficar atento a questões que envolvem comportamento, condições do veículo e respeito à sinalização na via.

O aviso de velocidade máxima permitida, por exemplo, não está ali por acaso. Foram especialistas em engenharia de tráfego que estudaram a via e chegaram à velocidade ideal para não causar acidentes. Por isso, deve ser respeitado para evitar acidentes.

Sobre o veículo, é preciso verificar o freio antes de viajar, a condição dos pneus e outros itens de manutenção que precisam estar em dia. Evite precisar utilizar a área de escape nas curvas mais perigosas.

Uma vez na estrada, o motorista deve cuidar muito bem do momento de realizar uma ultrapassagem. As colisões frontais em pistas simples representam a principal causa de morte nas rodovias brasileiras. Por isso, redobre a atenção no momento das ultrapassagens.

Em uma realidade em que as estradas, em sua maioria, não são duplicadas, a situação é ainda mais grave. Certifique-se de que na pista oposta nenhum outro veículo esteja vindo e nunca realize a manobra em faixa contínua.

Outro cuidado é com o excesso de carga. Todo profissional das estradas deve saber que circular com mais carga por eixo do que o permitido, além de sobrecarregar o próprio caminhão, danifica as estradas. Essa combinação – asfalto danificado e veículo acima do peso – pode ser fatal em muitos casos.

Programa de prevenção de danos

Você sabia que a Global 5 dispõe de um Programa de Prevenção de Danos? O objetivo deste programa é mapear e minimizar os riscos de acidentes e avarias, proteger vidas, reduzir custos e maximizar os resultados.

O programa, chamado Global Safe Road, é formado por cinco módulos que permitem: estudo e mapeamento dos riscos, confecção do plano de prevenção, implantação, medição e acompanhamento de todas as ações necessárias para mitigação dos riscos.

Para praticar a direção defensiva, as empresas têm acesso a treinamentos e palestras direcionadas aos motoristas, auditorias em campo dos motoristas em viagem, maior confiança na realização do serviço, acompanhamento e controle da velocidade do motorista.

pt_BRPortuguese