Destacar-se no mercado de transporte rodoviário de cargas no Brasil é um grande desafio enfrentado pela maioria dos empreendedores deste segmento.

Para atender a esse elevado nível de exigência, é preciso rever os seus procedimentos para melhorar a operação logística. Uma das soluções disponíveis é a adoção de soluções, aplicativos e sistemas especializados para o monitoramento de cargas. Com isso, é possível tornar as atividades de transporte mais ágeis, econômicas e seguras.

Quais são as vantagens do monitoramento de cargas?

  • Acompanhamento do desempenho da frota

Um dos princípios básicos da gestão da operação de transporte é monitorar os resultados por meio de indicadores de desempenho. Seu objetivo é verificar se os procedimentos e atividades são executados corretamente, quais os resultados obtidos e quais as oportunidades de melhoria. Para as transportadoras, o uso de fretes e sistemas de monitoramento de frota trará informações sobre a frota, seu desempenho e os custos incorridos. Por meio dessa medição, os gestores podem obter dados específicos para apoiar o processo de tomada de decisão.

  • Consulta da localização em tempo real

O roubo de cargas é um contratempo que assola as rodovias nacionais e representa grandes perdas para o setor de transportes. Para contornar esse problema, as empresas podem utilizar sistemas de rastreamento veicular para adicionar mais segurança ao processo de transportes de cargas. Entre os recursos disponíveis, os programas possibilitam a consulta do veículo em tempo real, o andamento da rota de entrega, previsão de chegada e a estimativa de conclusão das remessas.

  • Aumento da produtividade

A produtividade de uma operação de transporte mostra que atendeu com sucesso às necessidades dos clientes. Seu impacto ajuda a manter a competitividade do negócio em relação à concorrência. Os sistemas de monitoramento, e mais especificamente o roteamento, focam nos canais de distribuição e buscam conectar fornecedores, distribuidores e clientes.

Porém, manter os níveis de produção é um desafio e exige investimento em ferramentas técnicas que possam monitorar toda a operação. Portanto, equipes, motoristas e práticas de manutenção de veículos devem participar das atividades de melhoria.

Agora que você já conhece as vantagens dos sistemas de rastreamento e monitoramento de cargas, você sabe como a segurança nas operações de transporte é importante. Entre em contato com a Global5 agora mesmo e garanta um Plano de Gerenciamento de Risco adequado à sua empresa!