Software logístico: ferramenta ajuda em casos de atraso na estrada

Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontam que 59% das estradas brasileiras possuem problemas estruturais. Isso inclui questões de falhas na sinalização, pavimentação precária e geometria.

Na BR-116, por exemplo, que corta 10 Estados, os caminhões pesados precisam superar trechos bastante irregulares e esburacados. Com isso, a viagem acaba ficando mais desafiadora e, por vezes, atrasando o percurso.

Em outras situações, o tempo também pode ser um fator fora do controle dos gestores e que causa muitos transtornos. Exemplo disso ocorreu no início do ano com o bloqueio da rodovia BR-277, quando entidades do setor de transporte relataram enorme prejuízo com as horas dos caminhoneiros parados nas estradas, atrasos de carga e sobrecarga na manutenção dos veículos.

Há também outros imprevistos na rotina das empresas, como a ação humana atrás do volante. É possível que o motorista tome uma decisão que julgava certa naquele momento e tome uma saída errada, acarretando atrasos.

Essa situação coloca em risco toda operação, uma vez que atrasos podem estar previstos em contrato e, uma vez violados, serem motivo para multa ou outras sanções.


É por isso que
a logística de transporte apoiada por soluções inteligentes permite uma roteirização mais contundente e acompanhamento em tempo real de eventuais desvios ou falhar durante esse trajeto.

Embora o atraso não possa ser revertido, é possível, com ajuda do software logístico da Global5, refazer o cálculo da frota, que até então estava previsto para chegar ao destino em determinado prazo.

Isso possibilita maior controle ao gestor e, consequentemente, dar previsibilidade ao cliente final, uma ferramenta valiosa para quem busca produtividade e minimização de erros.

pt_BRPortuguese